Jogo do Pau - Esgrima lusitana
Novidades      Sobre o Jogo do Pau      Onde Praticar      Vídeos         Saber mais!       English

O jogo do pau é uma esgrima portuguesa que se desenvolveu devido a necessidades reais de combate e auto-defesa. A arma é um pau, de cerca de metro e meio de comprimento, de preferência mais pesado numa das pontas. Mais recentemente foi desenvolvida a técnica para bastão de cerca de 80 cm, que tem uma aplicação em situações mais urbanas e necessidades mais modernas.

pau de 150 cms do jogo do pau
(exemplo de um pau de 145 cms. )

bastao de jogo do pau
(exemplo de um bastão de 80 cms. A fita na zona de impacto neste exemplo serve para aumentar a resistência e evitar que saltem farpas.)

Devido à sua grande eficácia em situações reais de combate que advêm da sua tradição e evolução sob essas circunstancias o jogo do pau é um óptimo complemento de auto-defesa, quando se tem uma arma com características semelhantes, a pelo menos o bastão, pois permite manter a distância, mesmo contra vários adversários e conseguir sair de situações bastante perigosas.

Por outro lado, como exercício é bastante completo pois treina praticamente todo  o corpo e desenvolve uma forte postura, sempre mantendo um dinamismo e noções de distancia e tempo características de qualquer arte marcial que permite combate não programado, sendo não só fisicamente como mentalmente desafiante visto que exige muita estratégia e criatividade em altas velocidades por parte do praticante.

Hoje em dia o jogo do pau pode ser praticado em segurança. De forma competitiva, em torneios por exemplo, sem o problema de os praticantes sairem magoados, devido a novas tecnologias desenvolvidas nesta área, que cada vez mais permitem contacto total em alta segurança. Hoje em dia até já crianças podem praticar jogo do pau sem os pais terem medo que se magoem e sem precizar de usar armaduras, com novos paus e bastões altamente flexíveis.

O Jogo do Pau consta do programa de educação fisica como matéria alternativa, um professor de educação fisica praticante de jogo do pau pode ensinar nas suas aulas. O que pode ser algo tão ou mais divertido que outros desportos, sendo também uma actividade muito rica fisicamente para as crianças e jovens.

jogo do pau miudos

Para mais informação, veja aqui algumas questões frequentes:

  • O que é o Jogo do Pau?
  • Como surgiu o Jogo do Pau?
  • Que armas utiliza este sistema de combate?
  • Não sendo esta actividade um jogo, como surgiu o seu nome?
  • Tem algo a ver com os pauliteiros de Miranda?
  • Pode-se praticar Jogo do Pau em ambientes urbanos?


    Alguns links que falam do Jogo do Pau e da sua história:

    pontuada
    "Já bem dentro do século XX eram ainda frequentes por Portugal inteiro, mas com destaque para o norte do país, os combates de pau nas feiras e romarias. Por vezes envolviam estas rixas aldeias inteiras, outras vezes as lutas eram individuais, ou de um jogador contra vários. Era o tempo dos “puxadores” (nome que se dava aos jogadores do Norte) e dos “varredores de feiras” (jogadores afamados que se deslocavam às feiras e romarias para desafiarem outros, provando assim o seu valor através da vitória contra todos)."

    artigo completo em: http://www.freewebs.com/pontuada/


    "O seu aspecto de coordenação óculo-manual e psicomotor, desenvolve o reflexo rápido, a noção de acuidade espacial e temporal, a capacidade de raciocínio sobre pressão e o conhecimento do próprio corpo e mente através do uso de uma extensão tão natural para o homem desde que este largou o alto da copa das árvores e caminhou na terra."

    http://bastaodecombate.no.sapo.pt


    jogo do pau em portugal "O jogo do pau é uma técnica de luta, em que a arma é um simples pau direito e liso, da altura aproximada de um homem, empunhado e manejado adequadamente cor cada um dos contendores, que com ele procuram por um lado atingir os adversários, e por outro defender-se de golpes por este ou estes desferidos.[...] em Portugal, desenvolveu-se uma técnica tão rica e tão perfeita do seu manejo, que se pode dizer que o pau sobreleva todas as demais armas desta categoria, e que um bom jogador de pau não receia a luta com qualquer adversário que use outras armas."

    Artigo completo: O jogo do pau em portugal (pdf)


     


     

     

  •